Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário Medicina Preventiva

Uma intensa viagem pelo dia-a-dia de uma estudante de Medicina e, além disso, algumas indicações sobre a importância da prevenção para preservarmos a nossa saúde.

Diário Medicina Preventiva

Uma intensa viagem pelo dia-a-dia de uma estudante de Medicina e, além disso, algumas indicações sobre a importância da prevenção para preservarmos a nossa saúde.

03.Jan.08

CADA COISA NO SEU LUGAR...

 

A simetria óbvia que exibimos exteriormente não traduz a nossa organização anatómica interna, caracterizada pela assimetria. Claro que os órgãos pares (pulmões, rins) são simétricos, aparecendo um de cada lado do nosso corpo. Já a maioria dos órgãos ímpares prima pela assimetria. Ao contrário da bexiga com posição central, o coração, o estômago, o pâncreas e o baço ocupam, em situações fisiológicas normais, o lado esquerdo, enquanto que o fígado e a vesícula biliar se dispõem do lado direito. Esta disposição normal dos órgãos denomina-se Situs Solitus.

Durante o desenvolvimento embrionário, uma série de genes, proteínas e também a influência de campos electromagnéticos e forças mecânicas regulam a construção do corpo e, assim, a definição de um eixo corporal com subsequente distribuição dos órgãos.

Estudos recentes demonstram que a vitamina A desempenha um importante papel na estrutura interna dos órgãos, aparecendo associadas à carência da mesma diversas malformações fetais.

Quando algum passo deste complexo mecanismo falha, surgem situações patológicas características de uma deformada estrutura e organização internas.

Exemplos dessas situações são:

 

 

 

- Situs Inversusmalformação que afecta uma em cada 8000-25000 pessoas e na qual os órgãos surgem no lado oposto ao fisiologicamente normal, ou seja, o coração, o estômago, o baço e o pâncreas surgem do lado direito, enquanto que o fígado e a vesícula biliar estão do lado esquerdo; apesar da anormalidade da situação, a maioria dos pacientes com esta doença é saudável, porque os órgãos estão organizados de acordo com uma lógica interna (encaixam devidamente uns nos outros), revelando-se, assim, um sentido funcional.

 

- Situs Ambiguus - distribuição anómala dos órgãos que não segue um padrão concreto e tem, muitas vezes, consequências fatais. Nesta situação, um ou mais órgãos internos aparecem em posição invertida. Geralmente, as pessoas com esta doença morrem muito jovens devido a complicações pulmonares ou cardíacas decorrentes da anatomia anormal.

 

- Isomerismo Esquerdo - os indivíduos que sofrem desta doença apresentam dois lados esquerdos, pelo que não possuem fígado nem vesícula biliar.

 

- Isomerismo Direito - patologia contrária ao isomerismo esquerdo, pelo que a pessoa tem o seu lado direito "duplicado".

 

- Dextrocárdia - os pacientes apresentam o coração do lado direito (com o ápice virado para a direita) havendo, geralmente, um pequeno relevo no tórax (é uma situação contrária à levocárdia)

 

 

Alguma destas condições patológicas aparecem associadas a síndromes como é o caso do Síndroma de Kartagener.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.